Seja bem vindo!


Sobre este...

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Jovem Servidor. Católico Apostólico Romano. Olhos voltados para a Terra Prometida.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Ainda sobre o seqüestro da subjetividade...


Ainda sobre o seqüestro da subjetividade...


Muito me chama a atenção, após a leitura da obra do Iluminado Fábio de Melo, quão grande é a gama de situações em que nossa subjetividade é roubada.

Roubada mesmo, porque há, neste ponto, a exemplo do que preceitua nosso Código Penal, a subtração de algo pertencente a outrem (a subjetividade), mediante violência ou grave ameaça.

Como bem salienta o Magnífico Sacerdote, existem violências veladas e violências declaradas...

À parte das opiniões de todos, ao meu sentir, a principal e mais perigosa das violências e aonde o seqüestro se dá de forma mais voraz, é na agressão velada, aonde os partícipes desse perigoso “jogo” se permitem compartilhar desta forma de abuso.

...Mister, neste ponto, salientar o motivo determinante da escolha do tema para este post...

Na noite pretérita, pude vivenciar algumas situações aonde percebi o quão “seqüestrado” sou...
Entendam que o termo seqüestrado, no sentido empregado pelo Padre Fábio de Melo em seu livro “QUEM ME ROUBOU DE MIM ? O seqüestro da subjetividade e o desafio de ser pessoa”. Ah sim... e para quem não leu, fica a dica literária.

Temos o seqüestro da subjetividade quando alguém (e neste ponto, passo a me incluir), no exercício de imaginar, projeto o outro como personagem, e como ele estabelece uma relação baseada na falsidade que despersonaliza e aprisiona. Jura a mais variada gama de promessas que acabam por se desdobrarem nas mais cruéis formas de prisão.

A amizade aprisiona, sabe ??

E foi a este tipo de prisão, que me referi no quarto parágrafo deste miserável texto...

...

Na órbita do tormentoso tema, me pego figurando em papéis que não gostaria de figurar...
Ora seqüestrado, ora seqüestrador...

Explico...

Existem momentos e pessoas que exercem sobre minha subjetividade, poder, força capaz de anular todas as referências, todas as estruturas diretas pertencentes a meu âmago. Trata-se de domínio, força que atua em tudo que tenho de mais profundo e irrenunciável... mexe com meus estatutos íntimos, no lugar aonde o “eu” sobrevive...

E engraçado, sinto-me mal quando destratam e não valorizam aqueles que me seqüestram da forma supramencionada.

...

Em contraponto quando figuro como seqüestrado, tenho a certeza de que em vários momentos, exerço o vil papel de seqüestrador. Todavia, por não fazê-lo com ânimus, vontade livre, consciente e direcionada para a prática do infame ato, não saberei dizer a vocês quando e como atuo seqüestrando a subjetividade de pessoas.


O que sei sim, é que quando figuro como seqüestrado, deixo de ser e agir como Igor, aparentemente ou subjetivamente falando.

O suporte fático do problema é como passar a atuar como protagonista de minha subjetividade, mesmo sabendo que minha “criptonita” encontra-se bem ao meu lado.

Não...

Mas acredito que os primeiros passos foram dados rumo à quebra dos grilhões que substituem a minha subjetividade.

Abraços a todos;
A semana começa com muita reflexão sobre acontecimentos recentes que mexeram realmente comigo.

Peçamos a Deus a sabedoria e o discernimento necessário para compreendermos tudo àquilo que hoje, não somos capazes de compreender.
E rogamos também, para que o Mestre dos Mestres esteja em todos os momentos conosco.

Abraços a todos,
A paz e bênçãos.

3 comentários:

Sarinha disse...

é complicado entender..
esperando tbm o momento.. :/

Vanessa disse...

Eeeita, gostei do post. Reealmente interessante! E que eu também consiga me encontrar!
Beijo

Anônimo disse...

igorzito..detesto comentar em blogs..mas bicando aki no da sarinha q eh o perfeito..encontrei o seu..e resolvii..comentar..achei interessante seu post..pq [se eu tiver entendido certo] falaa exataamente do q eu sinto nesse momento da miinha vida..
eh cm se o mundo estivesse perdendo sua essência..por causa da essência alheia..[viva a globalização].. as pessoas dependem umas das outras..e teem medo de assumir isso ou akilo..pra keem tah doo lado!
eh cm se nossos amigos e familiares..não nos deixassem ir até onde podemos..ou queremos..aí juntaa com um bando de coisitass..e dá nisso..vc não faz ou faz algo..q neem era sua vontade..por causa da influência..e assim perdemos oq temos de melhor!
não vejo mta solução pra isso.. eh oq acontece e sempre acontecerá..o medo de se assumir.. num veio de hj..Pedro negou Cristo 3x..por medo? vergonha? pra mim o importaante foi a remissão..dele!
Espero um dia conseguir..dar a volta por cima como Pedro e fazer oq eu quero! independente dos outros!
neem sei se era essa a msg do seuu blog..
aliáás achei seeus posts 'camuflados'(interprete cm kiser..mas sei lah me leembra as antigas encenações doo teatro de Molière!)..[tô fazendo uma matéria mtu massa..se kiser visitar o blog delaa..eh..
trovadoradimagem.blogspot.com]

beijo beeijo..



Paulaa.. xD~