Seja bem vindo!


Sobre este...

Minha foto
Brasília, DF, Brazil
Jovem Servidor. Católico Apostólico Romano. Olhos voltados para a Terra Prometida.

terça-feira, 14 de julho de 2009

UM (RE)ENCONTRO ESPERADO.

Já tive a oportunidade de escrever aqui que a sutileza e elegância de Deus Pai é a característica que mais me impressiona.

Ser elegante é muito mais do que se portar com cortesia e adornar-se com roupas da moda! A elegância que me faz apaixonado pelo Criador, encontra-se abarcada na Sua capacidade de encontrar motivos para nos amar, mesmo quando relutamos em abrir mão de Seu amparo e aguardar paciosamente e respeitosamente nosso sim.

O final de semana foi emocionante, na medida em que, mesmo sem querer totalmente, dediquei a sexta, o sábado e o domingo inteiros para ouvir do Pai os motivos pelos quais Ele tanto me quer perto. E OUVI!

A experiência de ouvir do próprio Cristo a importância que temos para Ele, não me permitiu retornar para a “vida” da mesma maneira. É a história da belíssima música do Diácono da Canção Nova, Nelsinho Corrêa, “não dá mais pra voltar, o mar é Deus e o barco sou eu e o vento forte que me leva pra frente, é o amor de Deus”.

Pode até parecer meio clichê essa história de chamado a uma conversão radical rumo a uma santificação da minha humanidade, todavia, o amor em verdade fala mais alto, ou melhor, grita nos telhados do mundo que é hora de voltar ao Amor Divino, que é principio, meio e fim de tudo e de todos.

Foi engraçado “experenciar as experiências” daquelas pessoas que se doaram para que este encontro acontecesse. Viver e reviver com elas as oportunidades em que o Cristo estendeu a mão e alcançou seus corações. Linda experiência.

Mas sinceramente o que mais tocou meu coração, foi vislumbrar o batalhão de jovens que deram seu sim para que este encontro pudesse acontecer. Eram jovens cozinhando para que eu pudesse estar bem alimentado para meu encontro pessoal com Cristo. Eram jovens cantando para que a alegria do Criador em me enxergar sentado ali inebriasse meu coração e fizesse com que o Amor Princípio preenchesse todos os espaços vazios. Eram jovens casais coordenando círculos de partilha, animações e colocando ordem na casa para que tudo acontecesse nos mesmos moldes da Elegância Criadora. Eram jovens intercedendo o tempo inteiro para que a presença do Espírito Santo de Deus fosse experenciado por todos. Eram jovens limpando todos os lugares que passávamos e havíamos estado para que a naquela limpeza Deus pudesse se instalar.

E sabe a melhor das conclusões e a mais tocante? É que Deus realmente e verdadeiramente mora na simplicidade e eu não teria medo de dizer que Ele até a prefere.

Singeleza que combina perfeitamente com a Elegância de Alguém tão lindo!

E foi assim, nesses moldes que me proporcionaram um re-encontro que esperei 22 anos de minha vida.

...

Mas não encerra por aí!

...

Não sei se ainda estou inebriado com o êxtase dos maravilhosos momentos vividos neste final de semana pretérito, mas o Amor Divino decidiu não se limitar a se encontrar comigo na intimidade de meu coração. Ele optou por estender esse Sentimento Divino a todas aquelas outras pessoas que compartilharam comigo desses momentos.

O sentimento doce e inocente da amizade se instalou naquelas salas. Amizade que não sei donde e quando surgiu, nem como ganhou tanto espaço na vida daqueles jovens. É daí que se pode perceber que a amizade nada mais é do que um dom de Deus. É dom e por isso, muita das vezes se manifesta em nossas vidas de maneira surpreendente.

Quando você e pronto, ganhou um amigo!

Já ouvi dizer que todo processo de amizade é um processo de separação e sacralização. Uma mesa é uma mesa em qualquer lugar, mas uma mesa separada para a celebração não é uma mesa qualquer, é um altar. Ela foi separada para o sagrado.

Da mesma forma um amigo é alguém que era comum, apenas um irmão, mas foi separado para o que há de mais especial em nosso interior. Ele saiu do comum e foi colocado no santuário dos nossos corações. Nele nós depositamos o que há de mais sagrado em nosso ser, sem medo de que seja usado contra nós ou que não seja dado o devido valor. Uma amizade é sagrada por trazer em si o que há de mais santo no coração de duas pessoas. Ela comporta o intocável, aquilo que não se é capaz de dizer, mas apenas viver e senti e foi isso e assim que passamos quase 33 horas do final de semana juntos. Cerca de 36 jovens compartilhando o que há de mais puro, sensível e forte, tudo ao mesmo tempo!

É extremamente bonito perceber que quando alguém vai sendo formado por Deus para ocupar o lugar de amigo em seu coração, as coisas que dizem respeito a essa pessoa ganham peso e têm importância em sua vida. Você vive na alma aquilo que o outro vive na carne.

Uma das características mais marcantes e belas, é que a amizade pode ser construída com anos ou com minutos. O tempo não importa quando falamos de amigos. Amizade não conhece tempo, porque é DOM, é GRAÇA. Ela vive em um período de graça e é por isso que você não sabe quando ela começou e nem quando e se um dia vai acabar. Vive um tempo que não tem tempo. É kairótico. Quando você percebe, aquele que até então era só mais um, traz agora uma visão sua que você mesmo não conseguia ver. Ele entrou, faz parte e não há como dividir, como separar.

Santo Agostinho dizia que “um amigo é metade da alma” !

Sabe quando começa uma amizade? É num momento como esse em que vivi. Quando paramos de buscá-la por nós mesmos e deixamos Deus nos surpreender com o que Ele tem de melhor. Ele não nos permite caminhar sozinhos. Concede-nos companheiros de viagens.

...

Mas nem tudo são mares de rosas. Alguns acontecimentos não me parecem toleráveis, do ponto de vista moral. Creio que não se pode buscar vantagens e coisas boas utilizando-se dos subterfúgios da mentira. Apesar de me parecer algo extremamente relevante, extremamente forte. Peço a Deus para que acalme meu coração e que eu consiga esquecer esta pedra no caminho e fixar meus olhos naquilo que apreendi de bom.

Amizades não podem ser construídas sobre os terrenos movediços de toda sorte de farsa.

...

Na perspectiva do Amor que me faz amar, minhas preces, em especial aos integrantes do EJC, tanto aos decanos quanto aos modernos!

Com carinho e bênçãos,

Igor Cardoso

3 comentários:

Camila Oliveira disse...

Estou encantada é isso, é a única palavra que se ajusta melhor para poder detalhar o que eu sinto neste exato momento, depois de ler esse lindo depoimento que você escreveu sobre o encontro.Ficou realmente fantástico!
Uma forma inteligente de mostrar para as pessoas como foi maravilhoso esse final de semana, sem precisar contar os detalhes dos acontecimentos.
E concordo com muitas coisas como:

*O tempo não importa quando falamos de amigos. Amizade não conhece tempo, porque é DOM, é GRAÇA.

*Amizades não podem ser construídas sobre os terrenos movediços de toda sorte de farsa.

Nunca pensei que um dia poderia me apaixonar tão rapidamente e desapaixonar mais rápido ainda, é como se tivessem me tirado o chão sem aviso prévio...=\
Gostei de uma coisa que não passava de uma simples mentira, me senti enganada e ridícula ao mesmo tempo.
Mas peço a Deus que tire todo esse sentimento ruim e que realce todas as coisas boas que aprendi.

Beijãooo Mister Britinho Legalzinho...rsrrs
Adorei!

Sarinha disse...

Já li isso daqui um bocado de vezes.. pra elaborar um comentario digno do que vc escrever !
mas só digo uma coisa: se prenda as lembranças da sutileza dos momentos em que Deus esteve presente nesse encontro e como Ele falou com vc !
bjoooo

Anônimo disse...

Nada mais simples e belo como a EUCARISTIA! Voltemos nossos olhares para Jesus...só Deus basta... fc Deus

Tio DUDU